Sunday, October 31, 2010

Festa da Democracia

Segundo os mais otimistas, hoje é o dia da famosa "Festa da Democracia". Sem levar em conta opiniões a respeito do voto obrigatório ser democrático ou não, considero o voto o ato simbólico maior de prática da cidadania.
Votar pra mim significa ser parte da sociedade. Mesmo que os candidatos sejam decepcionantes, mesmo que eu não tenha esperança de muitas mudanças nos próximos anos.
O voto foi uma conquista dos militantes, das pessoas que lutaram pelos direitos do povo. Sabe, acho que é isso que falta hoje em dia: militância. O povo nas ruas, o povo brigando por tudo a que deveria ter direito segundo a Constituição, segundo os Direitos Humanos...
O voto vem do povo, e não venha me dizer que o povo é burro. O povo quer ter voz e, já que não vai às ruas, o faz através das urnas.

1 comment:

Valdeci C. de Souza said...

Uma pena que esta festa democrática "do povo" tem dia para acabar: 1º de Janeiro de 2011.

Depois começa a festa dos "eleitos" e o povo que pegue suas bandeiras, botons, camisetas e panfletos e vá cuidar da vida que os políticos precisam cuidar de seus interesses particulares e pagar a conta dos financiadores de campanha.