Sunday, August 22, 2010

Um ídolo e um ideal

"É sempre altamente enriquecedor poder aceitar outra pessoa." Carl Rogers.

Há um ano, esse vem sendo um dos tópicos mais mencionados na minha terapia: a aceitação. Tanto a "auto aceitação" como a aceitação do outro. E tá difícil progredir, viu? Não que alguém se interesse pelo que eu sinto, mas o blog é meu. Quem está decidindo abrir mão da sua privacidade e divulgar seus pontos fracos na Internet sou eu.

Como é difícil aceitar as pessoas! Acho que é por isso que admiro tanto o Rogers e a escola humanista. Vejo tanta coisa no mundo que, aos meus olhos, parece errada... tanta mediocridade... pessoas individualistas que não conseguem enxergar nada além de seu próprio umbigo... Não consigo, cara, não consigo pensar algo como "Um dia ele vai perceber...". Parece que as pessoas NÃO PERCEBEM NUNCA!
Rogers me lembra que, apesar de toda essa droga, é preciso acreditar nas pessoas e ter esperança. Me agarro a essa ideia como um ursinho daqueles que a gente tinha quando era criança, os "agarradinhos", sabe? É tudo o que tenho...

1 comment:

Tamara said...

O primeiro passo - também o + importante e difícil - é a auto-aceitação. Depois disso, tudo muda, inclusive nosso olhar sobre o outro.