Thursday, August 05, 2010

Mitos psicológicos

Fiquei pensando em algo que eu manje pra falar aqui e me dei conta: Bah! Psicologia!! Óbvio! Não que eu seja uma expert, mas estou na metade do curso e alguma coisa eu devo estar sabendo, né?

Meu objetivo hoje é acabar com certos mitos que envolvem minha futura profissão (que pretensão).

Como estudante de Psicologia, já aconteceu de pessoas se sentirem a vontade para contar suas vidas, numa parada de ônibus por exemplo. A partir de hoje, você leitor, quando encontrar alguém que estuda ou é psicólogo, tudo bem, pode contar sua vida. Mas não espere por conselhos. Conselho de psicólogo não se dá, se vende. (lol). Na real, não é nossa função dar conselhos, e sim dos conselheiros. A função do psicólogo é ouvir, com empatia, e quem encontra os caminhos para seus problemas é o próprio paciente. O bom profissional não aconselha, o que seria dar tudo de mão beijada, e que provavelmente não acarretaria em mudanças por parte da pessoa que está precisando delas.

Além disso, o psicólogo é só psicólogo na clínica! Podem ficar tranquilos, não ficamos analisando todo mundo que vemos por aí. Psicoterapeuta é gente também, sabiam? Uma conversa entre amigos é diferente de uma conversa terapeuta-paciente. BEM DIFERENTE. Tem o momento divã e tem o happy hour.

Outro ponto: psicólogo não é vidente e não descobre teus segredos só através do olhar. Uma vez um cara me perguntou se eu já estava inteligente o suficiente para dizer o que ele tem só de olhar pra ele. Não é assim, a gente não lê pensamentos, no máximo captamos algumas coisas através da expressão facial e dos gestos das pessoas, que SIM, significam algo.

E ainda: psicólogo não resolve nada. Somente a própria pessoa, quando está disposta a mudar; pra melhor!

4 comments:

Júlio said...

Legal o post. Psicólogos são seres intrigantes :p

Van* said...

Comentário da Marina Lara (@marinalara_), via twitter:

"Acho que você esqueceu de ressaltar que apesar de o psicólogo não dar conselhos nem mudar a vida de ninguém, ele pode ajudar a pessoa a enxergar possibilidade e caminhos para se seguir. Pode ajudar o paciente a enxergar seus problemas de forma mais ampla e talvez mais analítica. A perceber vícios de comportamento e situações semelhantes. Pelo menos, minha terapia funciona demais pra isso. E é isso que verdadeiramente faz diferença, nénão?"

Emy said...

Muito bom o texto, tu deves escrever mais!

Tamara said...

Assino embaixo! (se é que isso conta heheh)